Brasil reduz insegurança alimentar severa em 85% e celebra conquistas na Rede SPAA

Portal Plantão Brasil
22/8/2024 15:13

Brasil reduz insegurança alimentar severa em 85% e celebra conquistas na Rede SPAA

0 0 0 0

504 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Durante o encontro da Rede Regional de Sistemas Públicos e Comercialização de Alimentos da América Latina e Caribe (Rede SPAA), realizado nesta quarta-feira (21) no Palácio do Itamaraty, o Governo Federal celebrou uma importante conquista: a redução em 85% da insegurança alimentar severa no Brasil. O evento reuniu representantes de diversos países para discutir estratégias eficazes de combate à fome e garantir a distribuição de alimentos de qualidade, visando reduzir as desigualdades sociais na região.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou os esforços do governo Lula na luta contra a extrema pobreza e na garantia de alimentos de qualidade para os brasileiros mais vulneráveis. “O Brasil celebrou em 2023 a retomada de vários programas essenciais, o que resultou em uma redução significativa de 85% da insegurança alimentar severa em nosso país”, afirmou Dias.

Outro tema relevante discutido foi o combate à insegurança alimentar global, especialmente durante a presidência brasileira no G20. “No Brasil, conseguimos aprovar em julho de 2023 os termos da Aliança Global Contra a Fome”, ressaltou o ministro, mencionando que a iniciativa está aberta para a adesão de países e instituições ao redor do mundo.

César Duarte, presidente da Rede SPAA, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os países membros para fortalecer os objetivos da Rede. “O fortalecimento da SPAA só é possível quando todos colaboram de forma integrada”, explicou, enfatizando a necessidade de aprimorar as ações de assistência técnica na agricultura familiar.

Gustavo Chianca, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, destacou o papel crucial dos sistemas públicos de abastecimento na promoção da agricultura familiar. Ele também mencionou o impacto positivo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que fortalece políticas públicas e garante alimentos de qualidade para mais de 40 mil estudantes por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A IX Reunião da Rede SPAA, que teve início nesta terça-feira (21), segue até sexta-feira (23) no Ministério das Relações Exteriores. Durante o encontro, o Peru oficializará sua entrada na Rede SPAA, que já conta com a participação de 16 países da região.

Com informações de O Cafezinho

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians