478 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (23/8), a Operação Sáfaro, com o objetivo de combater o esquema criminoso de migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Os agentes estão cumprindo oito mandados de busca e apreensão e seis de prisão em Minas Gerais. Além disso, foram bloqueados aproximadamente R$ 35 milhões em bens e valores relacionados ao grupo investigado.
Os quatro mandados de prisão temporária foram cumpridos na região leste de Minas Gerais, nas cidades de Governador Valadares, Frei Inocêncio, Sapucaia de Guanhães, Central de Minas e Jampruca. As ordens foram emitidas pela 1ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, que também determinou o bloqueio dos valores envolvidos no esquema.
A operação tem como alvo os responsáveis por promover a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, utilizando o esquema conhecido como “cai-cai”. Nesse método, famílias inteiras, muitas vezes fictícias, se entregam às autoridades na fronteira para evitar ou dificultar a deportação imediata, aproveitando-se das brechas no sistema de imigração.
A investigação da Polícia Federal revelou que mais de 327 brasileiros, incluindo aproximadamente 101 menores de idade, foram levados ilegalmente aos Estados Unidos com a ajuda dessa organização criminosa. Os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de crianças e adolescentes, além de associação criminosa.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.