Lula escolhe Gabriel Galípolo para presidir Banco Central e indicação segue para o Senado

Portal Plantão Brasil
28/8/2024 17:54

Lula escolhe Gabriel Galípolo para presidir Banco Central e indicação segue para o Senado

0 0 0 0

1269 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou nesta quarta-feira (28) o economista Gabriel Galípolo para assumir a presidência do Banco Central (BC). Galípolo, que já integra a diretoria do BC, foi anunciado como o escolhido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em evento no Palácio do Planalto.

"O presidente da República me incumbiu de anunciar que hoje ele está enviando ao Senado Federal a indicação de Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central, atualmente ocupando a Diretoria de Política Monetária do Banco", afirmou Haddad.

Galípolo, conhecido por sua proximidade com Lula, foi uma escolha que não surpreendeu o mercado financeiro, que já esperava o anúncio. Ele trabalhou na campanha de Lula, fez parte da equipe de transição de governo e atuou no Ministério da Fazenda antes de assumir sua atual posição no BC. Formado em Ciências Econômicas e com mestrado em Economia Política pela PUC-SP, Galípolo tem se destacado por defender a autonomia do BC e a manutenção da taxa de juros como uma decisão baseada em critérios econômicos, sem influências políticas.

Agora, a indicação de Galípolo será encaminhada ao Senado, onde ele passará por uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Se aprovado, terá seu nome submetido à votação no plenário da Casa, em uma votação secreta. Caso receba o aval dos senadores, ele sucederá Roberto Campos Neto, que permanece na presidência do BC até dezembro deste ano.

Com informações do G1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians