943 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou hoje o trecho do Canal Acauã-Araçagi, a maior obra hídrica já realizada na história da Paraíba e a segunda maior do Nordeste. Com essa obra, 39 municípios e cerca de 680 mil pessoas no agreste paraibano serão beneficiados com o abastecimento regular de água e a irrigação de mais de 16 mil hectares de terras. A cerimônia de inauguração aconteceu em Riachão do Poço.
Em seguida, Lula foi para João Pessoa, onde anunciou novos investimentos em educação e habitação no estado da Paraíba. No setor educacional, serão investidos R$143,9 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a expansão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O recurso será destinado à melhoria das unidades existentes e à construção de três novos campi nos municípios de Mamanguape, Sapé e Queimadas.
Além disso, o presidente anunciou novos aportes no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) na Paraíba, incluindo a contratação de moradias nas modalidades “rural” e “entidade”, além da revitalização do edifício do INSS no centro histórico de João Pessoa para habitação popular. Também foi revelada a seleção de novas unidades habitacionais do Pró-Moradia para atender comunidades ciganas, indígenas e famílias em áreas de risco.
Lula destacou a importância dessas obras para a região, sublinhando o compromisso do governo federal com o desenvolvimento do Nordeste e a melhoria da qualidade de vida da população local. A iniciativa demonstra o empenho do governo em corrigir as desigualdades regionais e garantir direitos básicos para todos os brasileiros.
Os anúncios de Lula reforçam a importância do investimento público em infraestrutura e na melhoria das condições de vida dos mais vulneráveis, mostrando que o atual governo está atento às necessidades da população e comprometido com um Brasil mais justo e inclusivo.
Bom dia. Hoje vamos inaugurar o Lote 2 do Canal Acauã-Araçagi, na Paraíba, levando a água da transposição do São Francisco para mais cidades do semi-árido.
— Lula (@LulaOficial) August 30, 2024
?? Audiovisual/PR pic.twitter.com/q09DQraNRC