586 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Os anúncios de investimentos no Brasil atingiram o maior nível desde 2020, conforme um levantamento do Bradesco. Entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 362 anúncios de investimentos, representando um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse número também supera os 397 anúncios feitos no mesmo período de 2020.
Priscila Pacheco, economista do Bradesco, destaca que o crescimento dos anúncios tem sido constante mês a mês, abrangendo diversos setores como indústria, agroindústria, serviços e comércio. Ela explica que o monitoramento foca em atividades que ampliam a capacidade produtiva do país, como a abertura de novas lojas e fábricas, construção de edifícios e aquisição de equipamentos e veículos.
Embora o Bradesco monitore os anúncios de investimentos publicados na internet, jornais e outras mídias, o valor total dos investimentos não é mensurado, já que esses montantes podem ser distribuídos ao longo de vários anos. No setor industrial, houve um aumento expressivo de 76,8% nos anúncios de investimentos nos primeiros sete meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.
Pacheco também ressalta que o setor de serviços, que representa mais de 60% do PIB brasileiro, concentra a maior parte dos anúncios. Recentemente, o setor de saneamento tem mostrado crescimento, impulsionado pela nova legislação e pela necessidade de universalização dos serviços.
Outro aspecto destacado por Pacheco é a modernização em curso, com a substituição de maquinário e o aumento da automação, especialmente na indústria automotiva. A confiança do empresariado na demanda aquecida é um dos principais fatores que têm incentivado os novos investimentos.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.