619 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Exército Brasileiro pretende gastar R$ 841,7 mil na compra de espadas com acabamento em ouro para generais recém-promovidos. Serão adquiridas 90 espadas ao custo unitário de R$ 9,3 mil, com a possibilidade de ampliação para 180 unidades caso outras instituições adiram à licitação, aberta em 29 de agosto.
A empresa que vencer a licitação deverá fornecer um certificado de qualidade para o acabamento em ouro, que será verificado por microanálise em raio-x ou análise química. O edital prevê a entrega de 45 espadas em 2024 e outras 45 em 2025, com a possibilidade de ajuste na quantidade conforme a demanda.
Essas espadas são réplicas do sabre utilizado pelo general Duque de Caxias, patrono do Exército, e representam o compromisso com a tradição hierárquica da corporação. A justificativa para o contrato menciona a flexibilidade na quantidade para evitar falta de estoque e custos adicionais em futuras aquisições.
As espadas serão produzidas com lâminas de aço inoxidável AISI, acabamento damasco, floreios dourados e gravações em baixo relevo. A cruzeta será feita de latão, e o punho, em resina termoplástica, ambos com acabamento espelhado e adornos dourados, reforçando a estética tradicional e simbólica do artefato.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.