418 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A fumaça das queimadas na Amazônia, Pará e Mato Grosso está cobrindo grande parte do Brasil, bloqueando o céu azul desde o fim de semana. Meteorologistas preveem que essa fuligem chegará até Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, na próxima semana.
Além do Brasil, focos de incêndio foram registrados na parte boliviana da Amazônia. A Amazônia Legal vive o maior número de queimadas dos últimos 19 anos, com outros estados, como São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul, também enfrentando incêndios.
A fumaça já cobriu cerca de 5 milhões de quilômetros quadrados, quase 60% do território brasileiro. Com o vento, a fuligem se espalhou em agosto e continua presente, já que as altas temperaturas e a falta de frentes frias impedem sua dissipação.
O Sul do Brasil, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, será fortemente afetado pela fuligem. A previsão é que a fumaça alcance as capitais de Argentina e Uruguai até o final de semana.
A combinação da fumaça com a seca histórica já colocou mais de 200 cidades brasileiras em uma situação de clima desértico, com umidade relativa do ar igual ou até menor que a do Saara, no norte da África.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.