Gleisi Hoffmann critica Banco Central por alta dos juros em meio à deflação

Portal Plantão Brasil
10/9/2024 16:06

Gleisi Hoffmann critica Banco Central por alta dos juros em meio à deflação

0 0 0 0

876 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, criticou duramente a possibilidade de alta da taxa Selic pelo Banco Central, apesar dos dados recentes que apontam para deflação e melhora na economia. , questionou a líder petista em suas redes sociais.

Os dados divulgados pelo IBGE mostraram que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma deflação de -0,02% em agosto, marcando a primeira taxa negativa desde junho de 2023. Essa queda foi influenciada principalmente pela redução nos preços da energia elétrica residencial, além de alimentos e bebidas.

Mesmo com esse cenário positivo, o Boletim Focus, que reflete as expectativas do mercado financeiro, indica a possibilidade de elevação da Selic. Isso gerou reações negativas em setores políticos, incluindo críticas de Gleisi, que afirmou que os fundamentos da economia estão sólidos e em melhoria, tornando desnecessária a alta dos juros.

A deflação surpreendeu analistas, que esperavam uma estabilidade no IPCA para agosto. Com essa nova taxa, a inflação acumulada no ano chega a 2,85%, enquanto nos últimos 12 meses o índice atingiu 4,24%, abaixo das previsões.

A crítica de Gleisi reflete o descontentamento de setores do governo e de aliados com o que consideram uma política de juros que prejudica o crescimento econômico.

Com informações do Blue Sky

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians