595 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) está ampliando sua atuação nos estados afetados pelas queimadas. A partir da próxima segunda-feira (16), equipes irão para o Acre, Amazonas e Rondônia, visando avaliar a situação e fornecer apoio aos gestores estaduais e municipais. A ação é coordenada pelo Ministério da Saúde e envolve três níveis de intervenção: reforço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), expansão de pontos de hidratação e, se necessário, utilização de estruturas maiores, como hospitais de campanha.
Na sexta-feira (13), as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir a crise climática no estado. Técnicos do Ministério da Saúde foram enviados a Ribeirão Preto para colaborar na elaboração de planos de ação. Segundo Nísia Trindade, a prevenção é uma palavra-chave nas ações do Ministério da Saúde e do Meio Ambiente.
A criação da Sala de Situação Nacional de Emergência Climática em Saúde, em julho, permite um monitoramento contínuo das áreas afetadas. O Ministério da Saúde mantém vigilância sobre a qualidade do ar e da água por meio dos programas VigiAr e VigiÁgua, oferecendo orientações e monitorando a saúde dos brigadistas florestais e da população.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.