570 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Lula afirmou, durante a cerimônia de formatura da turma Esperança Garcia do Instituto Rio Branco, que o Brasil tem uma "chance geopolítica excepcional" de se destacar no cenário internacional, especialmente com a transição energética. Ele criticou a guerra entre Rússia e Ucrânia e condenou o genocídio do povo palestino na Faixa de Gaza, reforçando a posição do Brasil em favor da paz.
Lula enfatizou que o Brasil precisa se fazer presente no mundo, não apenas pela extensão territorial, mas pela importância que os brasileiros devem acreditar ter. Ele destacou que o Brasil está em um momento único para se desenvolver e se apresentar ao mundo de cabeça erguida, sem complexo de inferioridade, especialmente em relação à transição climática e energética. "O Brasil, em se tratando de energia, é imbatível", declarou.
O presidente pediu aos novos diplomatas que se valorizem como agentes do Estado brasileiro e atuem com respeito, destacando que o Brasil pode ser uma potência mundial de verdade. Ele finalizou seu discurso motivando os formandos a exercerem suas funções com orgulho e determinação, reforçando a importância do papel do Brasil na busca pela paz e desenvolvimento global.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.