311 visitas - Fonte: Plantão Brasil
De forma inusitada, um levantamento da agência Latam Intersect mostrou que a maioria das reações nas redes sociais à agressão de José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB) foi de "felicidade". O episódio aconteceu na noite do último domingo (15) durante o debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Cultura, e mobilizou não apenas as manchetes, mas também as redes sociais.
De acordo com a pesquisa, 74% das reações no Instagram, 34% no Facebook e 30% no TikTok expressaram "felicidade" com a cadeirada. A segunda emoção mais registrada foi "tristeza": 19% no Facebook, 18% no TikTok e 6% no Instagram. As informações foram publicadas na coluna de Guilherme Amado, no Metrópoles.
Para Edgard Piccino, analista de dados da Fórum, as reações indicam que Marçal pode ter exagerado na construção de sua persona pública. "Ele atraiu diversos fãs, mas também muita repulsa", afirma Piccino. Segundo ele, grande parte do engajamento de Marçal é negativo, vindo de pessoas que se revoltam com sua postura. "Essas pessoas, que enxergam Marçal como uma figura abjeta, sentiram satisfação no ato lamentável da cadeirada desferida por Datena. De maneira triste, o ato extremo foi visto por muitos como um ato humano", completou.
A repercussão do incidente foi intensa, gerando discussões e críticas tanto nas redes quanto em meios políticos. A Justiça Eleitoral de São Paulo já se manifestou sobre o ocorrido, e o próprio Datena afirmou que espera "ter lavado a alma de milhões de pessoas" com sua ação.
Com informações da Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.