670 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um fazendeiro foi flagrado pelo Ibama na noite do domingo, 15, ateando fogo em sua própria propriedade, localizada em Conceição do Tocantins, na BR-010, próximo à Chapada dos Veadeiros. A equipe do Ibama, que estava em uma viatura descaracterizada, surpreendeu o homem incendiando a área. Ele foi identificado e autuado pelo órgão, admitindo que havia iniciado o fogo. O proprietário alegou que estava fazendo um aceiro para proteger a fazenda das chamas.
No entanto, ele foi enquadrado no artigo 58 do decreto 6514, que proíbe o uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão competente. Na tentativa de se justificar, o homem afirmou: "Isso aqui é um fogo controlado, tanto que é de noite, e eu não ia cometer a irresponsabilidade de colocar fogo aqui de dia." Mesmo assim, o fogo estava claramente se espalhando, representando um risco maior.
O servidor do Ibama interveio, afirmando que o fazendeiro estava agindo de forma irresponsável e ilegal: "Não é nessa época que o senhor faz isso, não é sem autorização, não é desta forma, não é no auge da crise do fogo do Brasil e da seca que o senhor vai botar fogo aí." Esse flagrante ocorre em meio a uma grave crise de queimadas no Brasil, com incêndios se espalhando por várias regiões e a situação se agravando devido ao clima seco.
Brasília amanheceu recentemente encoberta por fumaça de incêndios no Parque Nacional, o que levou a Polícia Federal a investigar a origem das queimadas. O ICMBio já afirmou que o fogo na região foi criminoso, reforçando a necessidade de uma resposta mais enérgica para combater práticas como a do fazendeiro flagrado.
Com informações de O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.