372 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Brasil foi destaque no relatório anual do V-Dem, que avalia o nível de democracias ao redor do mundo, ao se destacar na categoria de democratização ou “U-Turn”. Após um período de declínio democrático, o país apresentou uma significativa melhora nos indicadores, conforme aponta o instituto.
Esse avanço contribuiu para a elevação do nível democrático na América Latina, contrastando com outras regiões onde regimes autocráticos ganharam força. O relatório destaca que 18 países estão passando por processos de democratização, impactando positivamente cerca de 400 milhões de pessoas, sendo que o Brasil, com seus 216 milhões de habitantes, representa mais da metade desse total.
Além do Brasil, Bolívia, Honduras e República Dominicana também foram citados como países em processo de democratização. O relatório sublinha que o Brasil e a Bolívia conseguiram reverter o processo de autocratização que viviam anteriormente. No entanto, outros países da região, como El Salvador, Guatemala e Peru, registraram retrocessos democráticos.
O estudo categoriza os países em quatro tipos de regimes: autocracias fechadas, autocracias eleitorais, democracias eleitorais e democracias liberais. A América Latina, em grande parte, permanece com 86% de sua população vivendo em democracias eleitorais, como no caso do Brasil. Democracias liberais, como Uruguai e Chile, se destacam na região, enquanto Cuba e Venezuela continuam como autocracias.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.