335 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A operação de resgate dos brasileiros no Líbano já mostra que serão necessários mais de dez voos para trazer todos que desejam retornar ao Brasil em segurança, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. O primeiro avião partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a Beirute à 0h47 desta quarta-feira (2).
Cada aeronave tem capacidade para transportar cerca de 240 pessoas, sendo 220 passageiros brasileiros que estão sendo retirados do território libanês. Até o momento, três mil brasileiros preencheram o formulário de repatriação, mas a data de retorno ainda depende de "coordenações e protocolos adicionais" em andamento.
O Itamaraty abriu o formulário de interesse na semana passada para que brasileiros manifestem a intenção de deixar o Líbano, atualmente sob ataques de Israel. O número de interessados pode aumentar, já que o formulário continua disponível.
Estima-se que cerca de 21 mil brasileiros residam no Líbano atualmente. A previsão é que um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) conduza o resgate no aeroporto de Beirute, que segue operante, apesar das dificuldades impostas pelo aumento da demanda e cancelamentos de voos.
O governo brasileiro está coordenando todos os esforços para garantir a segurança dos cidadãos que desejam retornar, reforçando o compromisso do presidente Lula em proteger seus compatriotas, especialmente em situações de risco.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.