189 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O contraventor Rogério Andrade foi preso mais uma vez na manhã desta terça-feira (25) em operação realizada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Andrade é apontado como mandante do assassinato de Fernando de Miranda Iggnácio, ocorrido em novembro de 2020 em meio a uma violenta disputa pelo controle de pontos de jogos de azar no Rio de Janeiro.
Andrade foi detido em sua casa na Barra da Tijuca e levado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, onde prestou depoimento na Delegacia de Serviços Delegados (DDSD) antes de ser liberado. Durante a operação, Gilmar Eneas Lisboa, suspeito de monitorar Iggnácio antes de sua execução, também foi preso.
Esta não é a primeira vez que Rogério Andrade enfrenta a Justiça pelo homicídio de Iggnácio. Em 2021, o MPRJ denunciou Andrade, mas a ação foi trancada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2022, quando o ministro Nunes Marques acolheu a defesa de Andrade, alegando falta de provas concretas na denúncia inicial.
Novas investigações do Gaeco trouxeram à tona mais detalhes sobre a disputa pelo controle do jogo do bicho e de máquinas caça-níqueis entre Andrade e Iggnácio, com indícios de que Lisboa teria informado a localização de Iggnácio aos executores do crime, facilitando sua morte.
Fernando Iggnácio foi assassinado em 10 de novembro de 2020 ao desembarcar de um helicóptero em um heliporto no Recreio dos Bandeirantes. Três suspeitos invadiram um terreno ao lado do heliporto e abriram fogo com fuzis, acertando Iggnácio na cabeça.
A rivalidade entre Andrade e Iggnácio tem raízes familiares: ambos têm ligações com Castor de Andrade, lendário nome do jogo do bicho. Rogério é sobrinho de Castor, enquanto Iggnácio era seu genro, e essa disputa familiar pelo legado de Castor intensificou a guerra entre os dois.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.