765 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Dmitry Medvedev, ex-presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança russo, alertou neste sábado (2) os Estados Unidos sobre os riscos de uma possível escalada militar e nuclear. Medvedev sugeriu que Washington deve levar a sério os avisos russos para evitar uma Terceira Guerra Mundial, afirmando que autoridades norte-americanas subestimam a possibilidade de uma resposta russa.
Em entrevista à RT, Medvedev destacou que líderes dos EUA parecem acreditar que a Rússia não cruzará certos limites, uma avaliação que ele considera equivocada. "Eles estão errados", afirmou, acrescentando que Moscou vê as instituições políticas ocidentais, especialmente nos EUA e na Europa, como carentes da “previsão e sutileza de espírito” de figuras diplomáticas do passado, como Henry Kissinger.
A declaração surge em um momento delicado na guerra na Ucrânia, que entrou em sua fase mais perigosa, segundo autoridades russas, com os avanços das forças russas no leste ucraniano. Moscou reitera que reagirá caso os EUA e seus aliados forneçam à Ucrânia mísseis de longo alcance para atingir alvos dentro da Rússia.
Diplomatas norte-americanos reconhecem que as relações com Moscou estão no pior nível desde a Guerra Fria, mas insistem que os EUA não têm intenção de intensificar o conflito na Ucrânia. Ainda assim, Medvedev enfatizou que a segurança russa será defendida a qualquer custo.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.