366 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente da China, Xi Jinping, confirmou sua participação na cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 21 de novembro. A presença de Xi reforça a importância do evento, que também contará com líderes como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
De acordo com Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Xi estará no Peru antes de sua chegada ao Brasil, participando da reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec). A visita ao Brasil destaca a relevância da parceria comercial entre os dois países, que movimentou mais de US$ 180 bilhões em 2023.
Desde que reassumiu a Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva tem trabalhado para equilibrar a relação com as principais potências globais, aprofundando laços com a China e, simultaneamente, buscando melhorar a diplomacia com os Estados Unidos.
Tanto Brasil quanto China têm tentado desempenhar um papel de mediadores no conflito entre Rússia e Ucrânia. Contudo, ambos os países enfrentam críticas de Kiev, que os acusa de manter uma postura favorável a Moscou.
O G20 no Rio de Janeiro promete ser um evento de grande relevância geopolítica, marcando um momento importante para o Brasil na liderança internacional e no fortalecimento de suas relações comerciais e diplomáticas.
Com informações da Ansa
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.