741 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, caso decida se candidatar. Segundo o levantamento, 52% dos eleitores afirmaram que votariam novamente em Lula, enquanto 45% disseram que não votariam. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível, aparece com 37% de intenção de voto, mas enfrenta a maior rejeição: 57%.
Entre os possíveis sucessores de Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), desponta como o nome mais cotado, com 31% de intenção de voto e 52% de rejeição. Haddad supera outros nomes como Ciro Gomes (PDT), que obteve 29% de intenção de voto, e Michele Bolsonaro (PL), apontada como a principal aposta da direita, com 28%.
A pesquisa também revelou que Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, tem potencial de crescimento, pois 45% dos entrevistados afirmaram não conhecê-lo. Entre os que o conhecem, 22% declararam intenção de voto, e 33% rejeição.
Outro dado relevante é que, embora 52% dos entrevistados acreditem que Lula não deveria se candidatar novamente, esse número caiu em relação ao levantamento de outubro, quando 58% tinham a mesma opinião. Já os que defendem sua candidatura cresceram de 40% para 45%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro, com 8.598 entrevistas presenciais em todo o Brasil, e apresenta margem de erro de um ponto percentual.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.