2795 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A senadora bolsonarista Damares Alves (Republicanos-DF) foi condenada a indenizar a professora e sindicalista Elenira Vilela por divulgar uma notícia falsa contra ela em redes sociais. A decisão, proferida pelo juiz Flávio Augusto Martins Leite no dia 7 de fevereiro, determina não apenas o pagamento de danos morais, mas também a retirada da publicação enganosa, que gerou uma onda de ataques e ameaças contra Elenira.
A postagem, feita em janeiro de 2024, continha um vídeo manipulado que tentava associar a professora a um crime de ameaça. A divulgação dessa fake news levou a uma campanha de ódio contra Elenira, com ataques misóginos, ameaças de agressão, estupro e morte. A vítima registrou boletins de ocorrência na Polícia Civil de Santa Catarina e denúncias na Procuradoria-Geral da República e na Polícia Federal, mas até o momento, os responsáveis pelos ataques seguem impunes.
Apesar da vitória judicial, Elenira criticou a demora das autoridades em agir contra aqueles que a ameaçaram e destacou a omissão da Polícia Civil, da Polícia Federal e da PGR. Segundo a professora, essas instituições não têm cumprido seu dever de responsabilizar quem pratica crimes de ódio e desinformação, permitindo que ataques como esse continuem ocorrendo impunemente.
Além disso, Elenira considera que o valor da indenização estipulado é irrisório diante dos danos causados. Segundo ela, a Justiça deveria reconhecer a condição de congressista da senadora como um fator agravante, aumentando a punição. Diante disso, a professora anunciou que vai recorrer da decisão, buscando uma reparação mais condizente com a gravidade do caso.
O episódio reforça o uso criminoso das redes sociais por figuras da extrema-direita, que espalham mentiras e incentivam ataques contra adversários políticos. A condenação de Damares Alves é um passo importante contra a desinformação e a violência política, mas ainda há um longo caminho para garantir que criminosos digitais sejam devidamente punidos e que vítimas tenham sua segurança protegida.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.