Ataques israelenses matam 92 palestinos e colocam trégua em risco

Portal Plantão Brasil
11/2/2025 18:45

Ataques israelenses matam 92 palestinos e colocam trégua em risco

0 0 0 0

798 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O governo de Israel violou o cessar-fogo estabelecido na Faixa de Gaza e assassinou pelo menos 92 palestinos desde 19 de janeiro, segundo informações do Ministério da Saúde do enclave, divulgadas pela agência Sputnik. Além das mortes, mais de 800 palestinos ficaram feridos em ataques promovidos pelo exército israelense durante o período de trégua, levantando questionamentos sobre o real compromisso de Tel Aviv com o acordo firmado.

Diante das agressões, o Hamas anunciou o adiamento da libertação de reféns israelenses, que estava prevista para o próximo sábado (15). O grupo reafirmou seu compromisso com o cessar-fogo, mas acusa Israel de continuar atacando civis, impedir o retorno de palestinos deslocados para o norte da Faixa de Gaza e bloquear a entrada de suprimentos essenciais, como combustível e medicamentos.

A trégua havia sido estabelecida em 19 de janeiro para facilitar a troca de prisioneiros e reféns. No último sábado (8), o Hamas libertou três reféns israelenses, totalizando quatro rodadas de trocas. O grupo ainda mantém 79 pessoas sob custódia, sendo que 20 estavam programadas para serem soltas nesta fase do acordo. No entanto, oito desses reféns já foram dados como mortos.

Em resposta às trocas, Israel libertou 183 prisioneiros palestinos, entre eles 18 que cumpriam penas perpétuas. Muitos dos detidos sequer tinham acusações formais, sendo presos arbitrariamente após os ataques de outubro. O descumprimento do acordo por Israel lança dúvidas sobre as negociações futuras e aprofunda a crise humanitária em Gaza.

A postura agressiva de Israel e sua recusa em cumprir integralmente os termos do cessar-fogo não só prolongam o sofrimento da população Palestina como também dificultam os esforços diplomáticos para encerrar o conflito. A comunidade internacional segue pressionando pelo respeito ao acordo e pela garantia dos direitos da população de Gaza, que continua a ser alvo de bombardeios e restrições ilegais.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians