PGR pede condenação da cúpula da PMDF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro

Portal Plantão Brasil
15/2/2025 10:33

PGR pede condenação da cúpula da PMDF por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro

0 0 0 0

1605 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por omissão diante da tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. A manifestação foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (14) e será analisada pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes.

Entre os acusados estão os coronéis Fábio Augusto Vieira, Klepter Rosa Gonçalves, Jorge Eduardo Naime Barreto, Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra, Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, além do major Flávio Silvestre de Alencar e do tenente Rafael Pereira Martins. A PGR defende a condenação à prisão e à perda dos cargos de todos os réus.

Os crimes pelos quais os ex-comandantes da PMDF respondem incluem tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado contra patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, a polícia sabia dos riscos de ataques aos Três Poderes, mas "ignorou deliberadamente as informações" sobre a invasão e a violência planejada pelos extremistas bolsonaristas.

A investigação aponta que a PMDF falhou propositalmente no planejamento e na contenção da ação criminosa. O descaso permitiu que terroristas bolsonaristas invadissem o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF, destruindo patrimônio público e atentando contra a democracia.

Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians