1474 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou nova denúncia contra Jair Bolsonaro e sua quadrilha golpista, revelando mais uma tentativa de subverter a democracia. O documento detalha como aliados do ex-presidente usaram a estrutura do governo para tentar impedir eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva de votarem no segundo turno das eleições de 2022. A estratégia bolsonarista envolveu o uso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realizar operações em cidades onde Lula teve vantagem expressiva no primeiro turno, especialmente no Nordeste.
Conforme a denúncia, a então diretora de Inteligência do Ministério da Justiça, Marília Alencar, encomendou um levantamento detalhado das cidades onde Lula obteve mais de 75% dos votos. O objetivo era coordenar ações para dificultar o deslocamento de eleitores nesses locais. O analista de inteligência que produziu o relatório afirmou à PGR que ficou perplexo com a solicitação e confirmou que os dados serviram para orientar operações da PRF, comandada pelo bolsonarista Silvinei Vasques, no dia da votação.
A PGR também identificou trocas de mensagens entre Marília Alencar e Anderson Torres, então ministro da Justiça, onde ficava evidente a intenção criminosa de manipular o processo eleitoral. Um grupo de mensagens batizado de “EM OFF” discutia detalhes das operações, incluindo monitoramento de cidades em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, além de estratégias para pressionar redutos eleitorais petistas. Em uma das mensagens, Alencar mencionava Belford Roxo (RJ), destacando a necessidade de reforço policial na cidade porque “o prefeito é vermelho”, referindo-se a Waguinho (Republicanos), aliado de Lula.
A operação foi montada com a clara intenção de beneficiar Bolsonaro, impedindo que a vontade popular fosse respeitada. A denúncia enquadra os envolvidos em crimes como abuso de poder, improbidade administrativa e tentativa de obstrução do processo eleitoral. Com mais esse escândalo, o ex-presidente e sua quadrilha seguem acumulando provas de que tentaram de todas as formas sabotar a democracia brasileira.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.