4050 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Uma pesquisa da AtlasIntel divulgada neste sábado (21) mostra que a maioria da população acredita que Jair Bolsonaro esteve envolvido na tentativa de golpe de Estado em 2022. Segundo o levantamento, 51,7% dos entrevistados afirmam que ele participou ativamente da trama golpista, enquanto 40,5% negam essa participação e 7,8% não souberam opinar.
A pesquisa também aponta que 52,5% dos brasileiros defendem que Bolsonaro seja preso pelos crimes cometidos, enquanto 27,2% acreditam que ele deveria ser anistiado e 17,7% preferem que ele seja julgado em liberdade. Além disso, 53,8% dos entrevistados consideram que as investigações contra o ex-presidente são imparciais, enquanto apenas 29,7% enxergam algum viés político.
O levantamento reforça que Bolsonaro deixou no imaginário popular a imagem de um líder golpista. Conforme o diretor da AtlasIntel, Yuri Sanchez, há décadas o ex-presidente faz declarações que sugerem desrespeito à democracia, como quando defendeu uma intervenção militar ou afirmou que fecharia o Congresso.
A pesquisa também demonstra que a confiança na Justiça segue alta. Em novembro de 2024, um levantamento já apontava que 60% dos brasileiros confiavam nas investigações da Polícia Federal. Agora, com a denúncia formalizada pela PGR ao STF, a percepção de imparcialidade no processo se mantém majoritária.
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.