3129 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (25) a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional contra a dengue, uma conquista histórica para a soberania científica e sanitária do Brasil. O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa WuXi Biologics, será disponibilizado a partir de 2026 com capacidade inicial de produção de 60 milhões de doses anuais.
A novidade faz parte do Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde, um dos pilares da estratégia do governo para reduzir a dependência de importações de medicamentos e vacinas. A produção nacional garante um maior acesso da população ao imunizante e um combate mais eficaz contra a dengue, que atinge milhares de brasileiros todos os anos.
Outras frentes na área da saúde
Além da vacina contra a dengue, o governo Lula também anunciou três grandes parcerias estratégicas na saúde:
*Produção nacional de insulina Glargina pela Fiocruz, garantindo acesso gratuito a milhões de brasileiros com diabetes;
*Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), produzida pelo Butantan em parceria com a Pfizer, para combater infecções respiratórias graves;
*Vacina contra a gripe aviária (H5N8), garantindo resposta rápida a emergências sanitárias.
Os investimentos nessas áreas fazem parte de um projeto ambicioso de fortalecimento da indústria farmacêutica e biotecnológica brasileira, consolidando o país como referência em pesquisa e inovação na América Latina.
O governo Lula mostra, mais uma vez, seu compromisso com a saúde pública, o fortalecimento do SUS e a proteção da população brasileira contra doenças que afetam milhões de pessoas.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.