4242 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) repudiou as recentes investidas do governo dos Estados Unidos contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e reafirmou a soberania nacional como princípio inegociável. Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (27), a entidade ressaltou que a independência do Judiciário é um dos pilares do Estado Democrático de Direito e condenou qualquer tentativa de interferência externa nas instituições brasileiras.
A manifestação ocorre após o governo Donald Trump criticar publicamente as decisões do ministro Alexandre de Moraes. Na quarta-feira (26), o Departamento de Estado dos EUA classificou como "censura" as ordens judiciais que bloquearam redes sociais no Brasil por descumprirem determinações do STF. No mesmo dia, um comitê do Congresso norte-americano aprovou um projeto de lei para impedir Moraes de entrar nos EUA, numa clara retaliação contra as ações do magistrado.
Diante desse cenário, a Ajufe reforçou a necessidade de um diálogo respeitoso entre nações democráticas e deixou claro que não aceitará pressões externas sobre o Judiciário brasileiro. “A soberania nacional e a independência do Poder Judiciário são pilares inegociáveis de uma democracia sólida e consolidada”, afirmou a entidade.
Alexandre de Moraes, principal alvo das críticas de Trump e seus aliados, discursou na mesma data e rejeitou qualquer tentativa de ingerência dos EUA. “Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822 e, com coragem, estamos construindo uma república independente e cada vez melhor”, declarou o ministro, rebatendo as investidas estrangeiras.
O embate entre o Judiciário brasileiro e setores da extrema-direita norte-americana expõe a crescente tentativa de interferência dos EUA nas instituições do Brasil. No entanto, com respaldo de entidades como a Ajufe e do próprio governo Lula, o STF segue firme na defesa da democracia e da soberania nacional.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.