707 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, consolidou-se como uma das figuras centrais na construção da frente ampla que levou Luiz Inácio Lula da Silva à vitória em 2022 e deve desempenhar papel estratégico para garantir a reeleição do presidente em 2026. Com ampla experiência política, Gleisi agora assume um papel ainda mais relevante como ministra da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação do governo com o Congresso e lideranças estaduais.
Advogada e economista, Gleisi tem um histórico marcado por protagonismo e resistência ao lawfare contra Lula. Foi senadora pelo Paraná (2011-2019), ministra da Casa Civil (2011-2014) e, após o golpe de 2016, tornou-se uma das principais lideranças da oposição, denunciando as ilegalidades do impeachment de Dilma Rousseff e a perseguição judicial contra Lula.
Na eleição de 2022, sua atuação foi determinante para a formação da frente ampla, articulando o apoio de setores que historicamente não estavam na base petista. Foi peça-chave na costura da aliança com Geraldo Alckmin, um movimento estratégico que ampliou a viabilidade eleitoral de Lula e fortaleceu o discurso democrático contra o bolsonarismo.
Agora, como ministra, Gleisi Hoffmann tem o desafio de consolidar a base política do governo, garantir avanços nas políticas públicas e neutralizar as investidas da extrema-direita. Com um Congresso polarizado, sua habilidade em articulação será crucial para a estabilidade do governo e para a construção do caminho rumo a 2026.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.