1932 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, neste sábado (1º), da posse de Yamandú Orsi como novo presidente do Uruguai. A cerimônia, realizada em Montevidéu, marca o retorno da Frente Ampla ao poder e fortalece a aliança progressista na América do Sul.
A chegada de Orsi à presidência representa um importante reforço para Lula no cenário regional, especialmente dentro do Mercosul. O novo presidente uruguaio já manifestou sua intenção de aprofundar a integração regional e manter um diálogo próximo com o Brasil, além de fortalecer acordos comerciais com a União Europeia, pauta prioritária do governo brasileiro.
Antes da posse, Lula se reuniu com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, para discutir parcerias econômicas, ambientais e o avanço das negociações entre Mercosul e União Europeia. A viagem também ocorre em meio à reformulação ministerial do governo brasileiro, com a nomeação de Gleisi Hoffmann como ministra das Relações Institucionais.
Aos 57 anos, Yamandú Orsi sucede o conservador Luis Lacalle Pou, encerrando um ciclo de direita no Uruguai. Ex-governador do departamento de Canelones e professor de história, Orsi é um aliado próximo do ex-presidente José ‘Pepe’ Mujica e tem como bandeiras a inclusão social, o fortalecimento da agricultura familiar e políticas ambientais.
A posse de Orsi reforça o avanço da esquerda na América do Sul e abre caminho para um alinhamento mais forte entre Montevidéu e Brasília, principalmente nas negociações dentro do Mercosul e nas relações comerciais internacionais.
Com informações do g1
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.