1594 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O Vaticano informou neste domingo (2) que o Papa Francisco segue hospitalizado, mas seu estado de saúde é considerado estável. O pontífice, de 88 anos, permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, onde recebe tratamento intensivo contra uma pneumonia. Segundo a Santa Sé, Francisco passou uma noite tranquila e segue consciente, sem febre e se alimentando normalmente, mas ainda requer oxigênio.
O quadro clínico do papa inspira cautela. Embora seus parâmetros hemodinâmicos estejam estáveis e ele não apresente sinais graves de infecção, o Vaticano mantém o prognóstico reservado. Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro, inicialmente com um quadro de bronquite, que evoluiu para pneumonia em ambos os pulmões. No último fim de semana, a Santa Sé chegou a classificá-lo como "em estado crítico", após um grave ataque respiratório, que exigiu transfusões de sangue e ventilação assistida.
Na última sexta-feira (28), o Vaticano informou que o pontífice sofreu uma nova crise respiratória, um episódio de vômito com inalação, agravando sua condição pulmonar. Segundo especialistas, esse quadro pode exigir um reforço no uso de antibióticos e sessões de fisioterapia respiratória. Médicos estimam que Francisco pode permanecer internado por pelo menos mais 10 dias.
Enquanto isso, fiéis de todo o mundo continuam orando pela recuperação do Papa. Muitos peregrinos se reuniram nos arredores do hospital Gemelli, deixando mensagens de apoio e cartazes com votos de melhora. No entanto, sua ausência prolongada tem gerado especulações sobre sua capacidade de continuar liderando a Igreja Católica. Pela terceira semana consecutiva, ele não fará a tradicional oração do Angelus, sendo substituído por um comunicado oficial do Vaticano.
Francisco, que já retirou parte de um pulmão na juventude, também enfrenta problemas de mobilidade, dores crônicas e bronquites recorrentes. Embora tenha declarado que poderia renunciar caso sua saúde o impedisse de cumprir suas funções, até o momento ele não considera essa possibilidade.
Com informações do jornal O Globo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.