4646 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Donald Trump avança em mais uma medida desastrosa para a população dos Estados Unidos. O republicano pretende assinar um decreto para fechar o Departamento de Educação, segundo informações do The Wall Street Journal. A decisão pode ser formalizada ainda nesta quinta-feira (6), como parte de sua estratégia para desmantelar órgãos públicos e transferir responsabilidades para governos estaduais, fragilizando políticas educacionais essenciais.
O Departamento de Educação, criado em 1979 no governo de Jimmy Carter, tem um papel fundamental no financiamento e supervisão de escolas públicas e privadas nos EUA. Se a proposta de Trump for adiante, mais de 100 mil escolas públicas e 34 mil instituições privadas serão afetadas, comprometendo programas que garantem salários de professores, assistência a alunos com deficiência e subsídios fundamentais para estudantes de baixa renda.
Para contornar a necessidade de aprovação no Congresso, onde o fechamento do órgão exigiria apoio de ao menos 60 senadores, Trump pretende esvaziar a pasta gradativamente, cortando verbas e transferindo suas funções para outros setores. Essa abordagem é vista como uma manobra para enfraquecer a rede pública de ensino e atender aos interesses de setores ultraconservadores que defendem a privatização da educação nos EUA.
O impacto da medida seria devastador para milhões de estudantes, especialmente aqueles que dependem de empréstimos estudantis. Atualmente, o Departamento de Educação supervisiona US$ 1,6 trilhão em financiamentos universitários. O fim da pasta pode resultar no colapso desse sistema, restringindo ainda mais o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior.
Além disso, a decisão se soma a outras medidas de Trump e do bilionário Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE), voltadas para desmantelar diversas agências federais. A estratégia visa enfraquecer o Estado e entregar serviços essenciais ao controle do setor privado, aprofundando desigualdades sociais e beneficiando apenas os mais ricos.
Com informações da Folha de S. Paulo
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.