3662 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
A futura ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), celebrou neste sábado (8) o crescimento de 3,4% do PIB brasileiro em 2024, destacando que o avanço da economia foi impulsionado pela indústria, pelos serviços e pelo aumento do consumo das famílias.
"Mais uma vez, o Brasil superou as previsões pessimistas daqueles que torcem contra o país. O crescimento veio com mais salário, mais renda e mais empregos, combinados aos incentivos certos para quem produz. É assim que Lula está colocando o Brasil de volta no caminho certo", afirmou Gleisi nas redes sociais.
O PIB brasileiro totalizou R$ 11,7 trilhões em 2024, registrando o melhor crescimento anual desde 2021. O resultado foi superior ao de economias avançadas, como os Estados Unidos (2,8%) e os países da OCDE (1,7%), consolidando o Brasil entre os países que mais cresceram no mundo.
O setor de serviços, responsável por grande parte da economia, teve alta de 3,7%, com destaques para comércio (3,8%) e transporte (4,5%). A indústria cresceu 3,3%, impulsionada pela construção civil (+4,3%) e pela indústria de transformação (+3,8%).
Por outro lado, a agropecuária caiu 3,2%, devido a fatores climáticos que impactaram a produção de soja e milho.
A demanda interna foi o principal motor da economia em 2024, com o consumo das famílias crescendo 4,8% – reflexo da geração de empregos, do aumento da renda e das políticas de transferência de renda do governo Lula.
Além disso, os investimentos produtivos cresceram 7,3%, indicando um aumento da confiança no ambiente econômico.
O governo Lula segue otimista com a continuidade da recuperação econômica. "2025 será o ano da colheita", tem repetido o presidente, apostando na expansão do crédito, no fortalecimento do mercado de trabalho e em novos investimentos na indústria e infraestrutura.
Gleisi reafirmou que o foco do governo é garantir crescimento com mais empregos, maior distribuição de renda e incentivo à produção nacional. "O Brasil está retomando seu protagonismo e avançando com políticas públicas que fortalecem a economia para todos, e não só para poucos", concluiu a futura ministra.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.