Com medo de prisão e foragido nos EUA, Eduardo é abandonado pelo Centrão

Portal Plantão Brasil
21/4/2025 09:25

Com medo de prisão e foragido nos EUA, Eduardo é abandonado pelo Centrão

0 0 0 0

402 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O bolsonarismo, fragilizado após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e o avanço de investigações que podem levá-lo à prisão, já articula nos bastidores seu plano de sobrevivência para 2026. O Centrão, núcleo fisiológico que apoiou o ex-presidente em troca de verbas e poder, agora aposta suas fichas no governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), visto como nome mais palatável e apto a manter viva a agenda da extrema-direita, mas com um verniz mais moderado.

Embora ainda mantenha algum capital político, Bolsonaro é hoje um fardo. Interlocutores do próprio campo conservador usam a expressão “surto de sanidade” para descrever a expectativa de que o ex-presidente abandone de vez a ideia de emplacar o filho Eduardo como sucessor e transfira apoio a Tarcísio. Entre os caciques do Centrão, Eduardo é visto como intransigente, despreparado e incapaz de diálogo — um risco de instabilidade política.

Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro, licenciado desde março, se esconde nos Estados Unidos. A permanência prolongada no exterior, segundo aliados, está relacionada ao medo de ter o passaporte apreendido por ordem do STF. O deputado é investigado por suspeitas de atuar contra o Brasil em articulações com figuras da ultradireita americana, atentando contra a soberania nacional.

O receio de que Eduardo insista em disputar a presidência preocupa o bloco conservador, que teme vê-lo seguir os mesmos passos do pai, confrontando instituições e isolando o país. Na Câmara, o consenso é que, se eleito, o filho de Bolsonaro seria incapaz de construir pontes políticas, o que inviabilizaria qualquer governabilidade.

Tarcísio, por sua vez, agrada o mercado e a elite política por sua formação técnica e perfil de “bom moço”. Aposta do bolsonarismo envergonhado, ele já vem sendo trabalhado como alternativa viável para 2026, numa tentativa de reciclar o projeto de destruição iniciado por Bolsonaro, mas com aparência civilizada.

O movimento, porém, escancara a verdadeira face do Centrão: um grupo oportunista que segue tentando perpetuar o poder da extrema-direita, mesmo sem Bolsonaro. A aposta em Tarcísio mostra que o bolsonarismo busca nova roupagem, mas mantém o mesmo conteúdo autoritário e antipopular.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians