469 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou nesta terça-feira (22), em Brasília, que Brasil e Chile estão prontos para aprofundar uma parceria baseada em soberania, cooperação e prosperidade para ambos os povos. A declaração foi feita durante o encerramento do Fórum Empresarial Brasil-Chile, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), durante a visita oficial do presidente chileno Gabriel Boric. O encontro teve como foco o fortalecimento das relações comerciais e a integração regional, deixando clara a visão progressista que une os dois governos.
Lula criticou a lógica de confrontos geopolíticos e reforçou o compromisso com uma política externa voltada à justiça social. Disse que não quer guerra fria, mas sim cooperação em ciência, tecnologia e desenvolvimento. Também destacou a importância dos empresários como protagonistas na consolidação da parceria, afirmando que negócios saudáveis são aqueles em que ambos os países saem ganhando.
O presidente brasileiro associou o crescimento da renda dos mais pobres ao impulso de setores econômicos como o turismo, que, segundo ele, depende do dinheiro em circulação. Já Gabriel Boric destacou o papel do Brasil como um dos maiores parceiros comerciais do Chile e defendeu a integração física por meio da Rota Bioceânica de Capricórnio, que conectará estados brasileiros ao Pacífico chileno até 2026.
Durante o evento, foram firmados 13 acordos bilaterais em áreas como segurança, defesa, agricultura, ciência, inteligência artificial e cultura. O vice-presidente da CNI, Mario Cezar de Aguiar, e a presidente da Sociedade de Fomento Fabril do Chile, Rosario Navarro, reforçaram o otimismo com a colaboração empresarial e o alinhamento político entre os países.
O comércio entre Brasil e Chile alcançou US$ 2,7 bilhões no primeiro trimestre de 2025, com superávit de US$ 350 milhões para o Brasil. O país exporta petróleo, carnes e veículos, e importa salmão, vinhos e cobre. Empresas dos dois países atuam em setores como energia, papel e mineração, evidenciando a solidez da relação bilateral.
Com informações da Agência Brasil
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.