Lula reage com firmeza e limpa o INSS de golpistas

Portal Plantão Brasil
23/4/2025 17:35

Lula reage com firmeza e limpa o INSS de golpistas

0 0 0 0

1595 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Lula determinou a demissão imediata de Alessandro Stefanutto do comando do INSS, após ele ser alvo da operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal e da CGU. A investigação apura fraudes bilionárias envolvendo descontos ilegais em benefícios previdenciários entre 2019 e 2024, período que abrange a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Estima-se que os desvios tenham causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões aos aposentados e pensionistas.

A saída de Stefanutto será formalizada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Além da exoneração, o presidente Lula ordenou a suspensão de todos os contratos entre o INSS e as entidades investigadas, decisão que deve ser anunciada em breve pela CGU. Segundo fontes do Planalto, a permanência de Stefanutto no cargo era insustentável diante da gravidade do escândalo.

A investigação revela que associações conveniadas com o INSS realizavam descontos mensais diretamente nos benefícios de segurados, sem qualquer autorização prévia. Muitos aposentados só percebiam o golpe após sucessivas reduções indevidas em seus pagamentos mensais. O caso é mais um legado podre do desmonte promovido pelo bolsonarismo nos órgãos públicos.

Além de Stefanutto, outros cinco servidores de alto escalão foram afastados, entre eles o procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, e o diretor de Benefícios, Vanderlei Barbosa dos Santos. Também foi afastado um policial federal suspeito de colaborar com o esquema, cujo nome ainda não foi divulgado.

O presidente Lula se reuniu com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e com o ministro da CGU, Vinícius Carvalho, logo após a deflagração da operação. Horas depois, ambos participaram de reunião no Ministério da Justiça, que antecedeu uma entrevista coletiva convocada para detalhar as investigações.

A operação ocorreu em 13 estados e no Distrito Federal, revelando a dimensão nacional da quadrilha infiltrada no INSS. A nova postura do governo federal, sob o comando de Lula, é clara: quem rouba do povo, especialmente dos mais vulneráveis, será responsabilizado.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians