834 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O Partido Liberal (PL), legenda que abriga Jair Bolsonaro e seus seguidores, voltou a tentar chantagear o Congresso ao anunciar nesta quinta-feira (24) uma nova obstrução das pautas da Câmara. A medida é uma represália ao adiamento da votação do projeto de anistia para os criminosos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Líder da oposição, o deputado bolsonarista Zucco (PL-RS) reclamou que “forças ocultas” estariam barrando a urgência da proposta, e atacou a decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que optou por não levar o texto diretamente ao plenário. Zucco exigiu: “Só saímos da obstrução com data marcada para a anistia”.
A proposta, travestida de defesa a “inocentes”, é, na verdade, uma tentativa escancarada de blindar Jair Bolsonaro das consequências jurídicas por liderar um plano de golpe de Estado. Zucco foi direto ao dizer que a meta do PL é proteger Bolsonaro, o verdadeiro mentor das ações antidemocráticas que culminaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
O presidente da Câmara, Hugo Motta, reiterou que o projeto ainda não está pronto para ser levado a voto. Segundo ele, o texto precisa de mais discussão e deve passar pelas comissões temáticas e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme exige o rito legislativo. A maioria dos líderes partidários concordou com essa avaliação.
Mesmo com 264 assinaturas colhidas pelo PL para pedir urgência, cerca de 400 deputados manifestaram, por meio de suas bancadas, que não veem o momento como adequado para votar uma anistia que poderia significar impunidade para golpistas. A tentativa de atropelar o processo democrático só reforça a disposição autoritária da extrema direita.
A obstrução bolsonarista, portanto, é mais um movimento de sabotagem institucional, usado como moeda de troca para tentar impedir que a Justiça avance sobre os verdadeiros culpados pelos ataques de 8 de janeiro. O país, felizmente, começa a dar sinais de que não aceitará anistia para golpistas.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.