2510 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareceu nesta sexta-feira (25) ao velório do papa Francisco, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Lula esteve acompanhado da primeira-dama Janja, da ex-presidente Dilma Rousseff, do chanceler Mauro Vieira, do ministro da Justiça Ricardo Lewandowski e do assessor especial Celso Amorim.
A comitiva brasileira incluiu ainda representantes dos Três Poderes, como o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, além dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Lula desembarcou em Roma no início da tarde (horário local) e seguiu diretamente para a cerimônia.
Neste sábado, ocorrerá a Missa das Exéquias, celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re na Praça de São Pedro, abrindo oficialmente o Novendiali — os nove dias de luto em homenagem ao pontífice. A celebração contará com a participação de líderes e autoridades de todo o mundo.
Após a missa, o caixão do papa Francisco será levado de volta à Basílica de São Pedro e, em seguida, seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore para a cerimônia de sepultamento. O Vaticano divulgou que pessoas em situação de vulnerabilidade também prestarão homenagens no local.
O ritual incluirá a colocação de selos do Vaticano sobre o caixão, seguido pela bênção com água benta. A formalização do sepultamento será registrada em escritura autêntica, assinada por representantes do clero e autoridades do Vaticano.
Assista ao vídeo:
Com informações da CNN
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.