Lindbergh pedirá vista após tentativa de bolsonaristas de barrar investigações contra Ramagem

Portal Plantão Brasil
26/4/2025 21:26

Lindbergh pedirá vista após tentativa de bolsonaristas de barrar investigações contra Ramagem

0 0 0 0

2932 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (RJ), anunciou que pedirá vista do recurso apresentado pelo PL, partido de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro, que tenta suspender as investigações contra o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ramagem é réu em um dos inquéritos sobre a tentativa de golpe de Estado e é acusado de monitoramento ilegal de autoridades durante o governo Bolsonaro.

A preocupação da liderança do PT se intensificou após articulações do relator do recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado bolsonarista Alfredo Gaspar (União-AL), que busca interromper o processo contra Ramagem. A estratégia é vista como parte de um movimento mais amplo de anistiar envolvidos na trama golpista de 8 de janeiro.

O STF já havia determinado, por meio de ofício enviado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, que apenas crimes cometidos por Ramagem após sua diplomação como deputado poderiam ser objeto de suspensão, descartando a possibilidade de paralisar a investigação na íntegra. A decisão reafirma que Ramagem continuará respondendo por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Em nota oficial, Lindbergh destacou que não há crise institucional e que sua atuação busca garantir a correta interpretação do artigo 53 da Constituição. Segundo o líder petista, o recurso do PL extrapola os limites constitucionais ao tentar beneficiar todos os réus do processo, inclusive Bolsonaro, por crimes cometidos antes da diplomação.

Além de Ramagem, integram o núcleo central da trama golpista figuras como Jair Bolsonaro, os generais Braga Netto e Augusto Heleno, Anderson Torres, Almir Garnier, Paulo Sérgio Nogueira e Mauro Cid, além de outros assessores e ex-diretores ligados ao governo anterior. O STF também tornou réus outros seis envolvidos que compõem o chamado "núcleo 2" do plano golpista.

Com informações do Brail247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians