465 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O chanceler russo Sergei Lavrov chegou ao Brasil neste sábado (27) para participar da reunião de ministros das Relações Exteriores dos Brics, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de abril no Rio de Janeiro. O Brasil, sob o governo do presidente Lula, ocupa atualmente a presidência rotativa do bloco.
Durante o encontro, os chanceleres discutirão a atuação do Brics na promoção da paz, a reforma da governança global e a construção de um sistema internacional mais inclusivo e sustentável. Também será abordada a ampliação do diálogo com países parceiros, dentro do lema escolhido pela diplomacia brasileira: “Fortalecendo a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
A presidência brasileira prioriza duas linhas principais de ação: a Cooperação do Sul Global e as Parcerias Brics para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental, divididas em seis áreas prioritárias: saúde global; comércio, investimentos e finanças; mudança do clima; governança da inteligência artificial; arquitetura de paz e segurança; e desenvolvimento institucional do Brics.
Atualmente, o bloco é composto por 11 membros: África do Sul, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã, Rússia e Arábia Saudita, além de contar com 9 países parceiros.
Após sua agenda no Brasil, Sergei Lavrov seguirá para a República Dominicana, onde se encontrará com o presidente Luis Abinader e o chanceler Roberto Alvarez.
?????? Lavrov desembarca no Brasil para reunião do BRICS
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) April 27, 2025
O chanceler russo, Sergei Lavrov, chegou ao Brasil para participar da reunião de ministros do BRICS. Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, os líderes vão discutir a implementação de acordos e traçar novos… pic.twitter.com/1g1F1olocU