630 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou a confiança do governo Lula no crescimento da economia brasileira, mesmo em meio às turbulências geopolíticas globais. Em evento do Safra Macro Day 2025, Haddad destacou que o Brasil tem todos os elementos necessários para crescer, impulsionado principalmente pelo consumo das famílias e pelos investimentos, considerados fundamentais para a expansão do PIB.
Durante sua apresentação, o ministro explicou que o país não precisa de um estímulo adicional além desses fatores internos para garantir um bom desempenho econômico. Haddad frisou a importância de focar no fortalecimento do mercado interno como base sólida para o desenvolvimento sustentável.
Comentando o cenário internacional, Haddad apontou que as políticas protecionistas adotadas por Donald Trump representam uma oportunidade estratégica para o Brasil fortalecer sua diplomacia comercial. Para o ministro, a situação mundial abre espaço para que o Brasil avance em acordos bilaterais vantajosos, aproveitando a mudança nas dinâmicas comerciais globais.
O ministro também ressaltou que o Brasil mantém diálogo aberto com grandes potências como China, União Europeia e Estados Unidos, fruto de uma política externa contínua e madura. Segundo Haddad, essa postura reforça a posição do Brasil como parceiro confiável e preparado para negociações multilaterais.
Por fim, Haddad destacou que uma possível regionalização das economias pode favorecer o Brasil, dada sua relevância no contexto sul-americano. "Representamos metade da economia da América do Sul e podemos nos beneficiar desse novo arranjo global", afirmou.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.