1245 visitas - Fonte: Plantão Brasil
União Brasil e Progressistas anunciaram nesta segunda-feira (28) a formação de uma federação partidária, batizada de União Progressista, que será oficializada em cerimônia nesta terça-feira (29), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 15h. A aliança une forças do centrão tradicional, buscando ampliar sua influência em meio a um cenário político em que a extrema direita segue sendo firmemente repudiada.
Com 109 deputados federais, a federação União Progressista formará a maior bancada da Câmara dos Deputados, igualando-se em tamanho ao PL e ao PSD. No Senado, o novo bloco contará com 14 parlamentares, o que pode alterar o equilíbrio nas votações de projetos relevantes e na disputa por posições de poder dentro do Congresso.
A formação dessa federação promete impacto direto na correlação de forças em Brasília, tanto em decisões estratégicas quanto na composição de comissões e relatorias, áreas que têm grande peso para o avanço das pautas de interesse do país — ou, no caso, podem ser usadas para travar avanços sociais, a depender da postura das lideranças.
Em nota, União Brasil e Progressistas tentaram vender a aliança como fruto de "diálogo e confiança", com o discurso de promover "responsabilidade fiscal e social". A retórica, porém, acende alertas, já que são partidos historicamente ligados a práticas fisiológicas e que resistem às reformas estruturais necessárias para o desenvolvimento justo do Brasil.
Os presidentes das siglas, Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas) — este último com histórico de alinhamento ao bolsonarismo —, comandarão a nova federação. Eles prometeram construir uma estrutura sólida também nos estados, com o apoio de lideranças locais do chamado "mundo real da política".
Embora se apresentem como alternativa de estabilidade, o histórico recente dos dois partidos, especialmente seu envolvimento com governos conservadores e escândalos de corrupção, reforça a necessidade de vigilância por parte dos setores progressistas que lutam pela verdadeira reconstrução democrática do país.
Com informações do COngresso em Foco
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.