Golpe contra 740 mil aposentados foi ignorado por gestão anterior do INSS

Portal Plantão Brasil
29/4/2025 13:51

Golpe contra 740 mil aposentados foi ignorado por gestão anterior do INSS

0 0 0 0

1623 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Mais de 740 mil aposentados e pensionistas do INSS foram vítimas de descontos indevidos em seus benefícios apenas no primeiro semestre de 2024, revelando mais uma herança de descaso deixada pelas gestões anteriores. A denúncia foi feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) e publicada pelo portal g1, mostrando o tamanho da fraude que atingiu os segurados mais vulneráveis.

Entre janeiro e junho de 2024, 742.389 beneficiários solicitaram o cancelamento de cobranças feitas diretamente em suas folhas de pagamento por associações que, na maioria dos casos, sequer foram autorizadas. Em 95,6% das reclamações, os aposentados afirmaram nunca ter consentido com tais descontos, segundo a CGU.

O relatório da Controladoria criticou duramente a falta de fiscalização do INSS, apontando que não se pode confiar na "boa-fé" das entidades envolvidas, dada a gravidade do impacto financeiro causado nos benefícios dos segurados. Apesar do alerta formal feito à presidência do INSS em julho de 2024, nenhuma providência foi tomada para proteger os beneficiários.

Diante da omissão, a Polícia Federal foi acionada e deflagrou uma operação para investigar fraudes em cadastros e contratos com aposentados. A Justiça determinou a suspensão das atividades de 11 associações, enquanto outras 12 estão sob investigação, cada uma com mais de mil denúncias de irregularidades.

Essas associações criminosas atingiram um número gigantesco de vítimas: 6,54 milhões de beneficiários tiveram algum tipo de desconto em folha, ainda que nem todos os casos tenham sido confirmados como fraude. O escândalo, somado à falta de ação para conter os abusos, resultou na exoneração do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, no último dia 23 de abril.

A atuação firme do governo Lula, por meio da CGU e da PF, reforça o compromisso de reconstruir instituições públicas em defesa dos mais pobres, corrigindo as falhas herdadas de gestões passadas que desprezavam os direitos dos aposentados.
Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians