O vereador Teodoro Adão (MDB), de São João Batista (SC), está sob ameaça de cassação após denunciar um grave caso de segregação racial em uma escola infantil do município. Durante visita ao Núcleo Infantil Cebolinha, o parlamentar observou a separação de crianças negras e brancas em salas distintas, o que classificou como inaceitável. Segundo ele, uma das turmas era composta majoritariamente por crianças negras, enquanto a outra reunia apenas alunos brancos.
Adão, que se destaca como voz combativa contra o racismo estrutural, afirmou que recebeu apoio inicial de uma mãe, que chegou a gravar um áudio endossando a denúncia. No entanto, a mulher voltou atrás posteriormente, fato que o vereador associou à pressão política e ao medo, num episódio que escancararia o racismo velado existente em parte da sociedade.
Veja:
Vamos ouvir o vereador Teodoro Adão, que pode ter seu mandato cassado por denunciar a separação de crianças brancas e negras em uma creche em São João Batista?
No vídeo, ele reitera o que viu e conta que uma mãe que lhe prestou apoio subitamente mudou de ideia e foi a… pic.twitter.com/yuYvWZGzpM
A denúncia incomodou setores conservadores da cidade, e a reação veio na forma de um processo político que pode levar à cassação de seu mandato. A tentativa de puni-lo revela mais sobre a disposição de silenciar quem denuncia injustiças do que sobre qualquer irregularidade de sua parte.
A prefeitura e a Secretaria de Educação negaram a prática de segregação, alegando que a divisão de turmas teria seguido critérios administrativos e cadastrais. No entanto, não apresentaram qualquer explicação plausível para o padrão racial observado nas salas, alimentando ainda mais a desconfiança da população.
Enquanto figuras políticas bolsonaristas tentam desqualificar a denúncia e atacar o vereador, a sociedade se vê diante de um caso que expõe a urgência de discutir o racismo institucional nas escolas públicas, especialmente em cidades onde o conservadorismo tenta abafar qualquer voz dissonante.
Assista ao vídeo:
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.