571 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Levantamento da Quaest indica que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o favorito entre os nomes do campo progressista para suceder o presidente Lula caso ele decida não disputar a reeleição em 2026. Com 27% das intenções, Haddad aparece à frente de Ciro Gomes (17%) e do vice-presidente Geraldo Alckmin (14%). Outros nomes, como Rui Costa, Gleisi Hoffmann e Eduardo Paes, ficaram abaixo dos 5%.
A pesquisa também mapeou os nomes mais lembrados da oposição num cenário sem Jair Bolsonaro. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro lidera com 21%, seguida por Pablo Marçal (18%), Tarcísio de Freitas (17%) e Simone Tebet (10%), esta última atual ministra do Planejamento do governo Lula. Governadores como Romeu Zema, Ratinho Júnior e Ronaldo Caiado não ultrapassaram a marca de 10%.
O levantamento mostra ainda que, mesmo sem Lula na disputa, o campo progressista mantém nomes competitivos. Já na extrema direita, a busca por um substituto de Bolsonaro revela um cenário fragmentado, em que Michelle tenta ocupar um espaço alimentado pelo bolsonarismo mais radical.
Entre os eleitores entrevistados, 33% disseram não saber ou preferiram não opinar sobre quem deveria representar o governo Lula em 2026, enquanto 21% também não souberam indicar um nome da oposição sem Bolsonaro.
A pesquisa ouviu 9.598 brasileiros entre os dias 4 e 9 de dezembro, com margem de erro de um ponto percentual e 95% de nível de confiança.
Veja:
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.