539 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu o extremo sul do Chile na manhã desta sexta-feira (2), às 8h58 no horário local, mobilizando o país e gerando alerta de tsunami. O tremor, registrado a cerca de 218 quilômetros ao sul da cidade de Puerto Williams, na região de Magalhães e Antártica Chilena, teve profundidade de 10 quilômetros e também foi sentido na Passagem de Drake, próxima à costa da Argentina.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred) emitiu imediatamente um alerta para evacuação das zonas costeiras da região, incluindo o Território Antártico. A orientação é que os moradores se afastem da praia por risco iminente de tsunami.
Autoridades chilenas também informaram que o epicentro pode ter ocorrido mais ao sul, a cerca de 305 quilômetros de Puerto Williams, nas proximidades do Cabo Horn, o ponto mais ao sul do continente sul-americano. A região permanece sob constante vigilância devido à possibilidade de réplicas ou novas movimentações sísmicas.
O presidente Gabriel Boric se pronunciou rapidamente, reforçando que todos os recursos do Estado estão mobilizados e que o COGRID – comitê de gestão de risco – já está ativo nos níveis regional e nacional. Ele apelou para que a população siga rigorosamente as orientações das autoridades.
Este é o segundo tremor significativo na região nos últimos dias. Na quarta-feira (30), um sismo de magnitude 5,9 atingiu a província de La Rioja, na Argentina, demonstrando um aumento da atividade sísmica no Cone Sul.
Até o momento, não há relatos de vítimas ou danos estruturais. O país, com histórico de grandes terremotos, mantém protocolos rígidos de resposta a desastres, que estão sendo executados pelas equipes de emergência.
Com informações do Brasil 247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.