1173 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) protocolou na Câmara uma representação com pedido de urgência para que sejam apreendidas armas de fogo levadas ao Congresso pelo bolsonarista Delegado Caveira (PL-PA). O parlamentar de extrema direita entrou no parlamento armado com um fuzil calibre 5.56mm e uma pistola .40, exibindo o armamento a assessores e visitantes, sem qualquer autorização da Polícia Legislativa.
Segundo Correia, a conduta viola o Ato da Mesa nº 103/2019 e os artigos 267 e 271 do Regimento Interno da Casa, que proíbem expressamente o porte de armas nas dependências da Câmara. O bolsonarista admitiu carregar o armamento sob a justificativa de ser policial civil licenciado e por alegadas ameaças, argumento que não tem respaldo nas normas da Casa.
O petista destaca ainda que não há qualquer registro formal de autorização para o uso das armas nem indícios de que elas tenham sido acauteladas, o que seria exigido pelas regras de segurança do parlamento. A situação evidencia o desprezo da extrema direita por regras institucionais e pela democracia.
Correia solicitou que o Departamento de Polícia Legislativa apreenda imediatamente as armas, que o caso seja comunicado à Corregedoria Parlamentar e encaminhado ao Conselho de Ética para responsabilização do deputado.
Além disso, o parlamentar pediu que o episódio seja levado à Procuradoria-Geral da República, apontando possível crime cometido por Delegado Caveira. Para ele, “quem entra armado num lugar de palavras revela que seus maiores inimigos são o raciocínio, o diálogo e a paz”.
A ação do deputado mineiro expõe mais uma tentativa da tropa de choque bolsonarista de transformar o Congresso em palco de intimidação e violência simbólica, violando princípios básicos da convivência democrática.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.