484 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encerra nesta quarta-feira (7) uma série de agendas internacionais na Cidade do México, onde se reúne com a nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, uma das principais lideranças progressistas do continente. O encontro, realizado no Palácio Nacional, também conta com a presença do secretário da Fazenda e Crédito Público do México, Edgar Amador, e do chefe de gabinete da Presidência, Lázaro Cárdenas.
Antes da reunião oficial, Haddad participou de um café da manhã com o embaixador do Brasil no México, Nedilson Jorge, e se encontrou com representantes de empresas brasileiras que atuam no país, como Nu México, Tramontina, Marcopolo, WEG, Eurofarma, entre outras. A intenção é fortalecer os laços econômicos e estimular a presença brasileira no mercado mexicano.
A visita ao México encerra uma agenda estratégica do Ministério da Fazenda, que incluiu compromissos em Los Angeles e Palo Alto, nos Estados Unidos. Nos encontros, Haddad tratou de investimentos em tecnologia, inteligência artificial e discutiu a criação de um Plano Nacional de Data Centers, visando consolidar o Brasil como referência em infraestrutura digital.
Nos EUA, Haddad também se encontrou com Scott Bessent, secretário do Tesouro do governo Trump, em uma conversa que marcou a primeira aproximação entre o governo brasileiro e a gestão republicana. O ministro relatou que houve disposição dos norte-americanos em revisar as tarifas impostas a países sul-americanos, inclusive ao Brasil, durante a gestão anterior.
Para Haddad, o canal de diálogo aberto com os EUA e o fortalecimento da aliança com o novo governo progressista do México representam avanços significativos para a política econômica brasileira. Ele destacou que o Brasil voltou a ser um ator respeitado internacionalmente, com capacidade de liderar pautas econômicas e sustentáveis na região.
O ministro retorna a Brasília na madrugada desta quinta-feira (8), após cumprir uma intensa agenda que reafirma o protagonismo internacional do Brasil sob o governo Lula.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.