Enquanto a extrema direita definha, Lula discute paz e comércio com Putin e Xi

Portal Plantão Brasil
8/5/2025 10:38

Enquanto a extrema direita definha, Lula discute paz e comércio com Putin e Xi

0 0 0 0

1738 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quinta-feira (8) de um jantar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Kremlin, em Moscou. O encontro ocorre na véspera do “Dia da Vitória”, celebração dos 80 anos da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética e os aliados na Segunda Guerra Mundial, que será marcada por um desfile na simbólica Praça Vermelha. Lula, convidado por Putin, representa o Brasil nesse evento de forte peso histórico e geopolítico.

Desde sua chegada à capital russa na quarta-feira (7), Lula tem reforçado o compromisso do Brasil com o multilateralismo, com destaque para a agenda do BRICS e a busca por uma mediação diplomática para o conflito entre Rússia e Ucrânia. A guerra será tema central nas conversas entre o presidente brasileiro e autoridades russas, além das discussões sobre o fortalecimento das relações comerciais.

Mesmo com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, renovando o convite para que Lula visite Kiev, não há qualquer previsão de que o petista passe pela Ucrânia nesta missão internacional. A ausência de Lula em território ucraniano não indica desinteresse, mas sim uma postura equilibrada diante de uma guerra que tem sido instrumentalizada politicamente por potências ocidentais.

A viagem de Lula à Rússia precede outra etapa estratégica de sua agenda internacional: a visita à China, maior parceiro comercial do Brasil. Na segunda-feira (12) e terça-feira (13), Lula estará em Pequim para participar do Fórum China-Celac e se reunir com o presidente Xi Jinping.

A presença de Lula nas duas principais potências do bloco BRICS representa uma clara resposta à tentativa dos Estados Unidos — sob a liderança do reacionário Donald Trump — de isolar o Brasil no cenário internacional. Enquanto os bolsonaristas seguem em frangalhos, Lula retoma o protagonismo do Brasil como defensor da paz e da cooperação entre nações.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians