Após omissão de Bolsonaro, Lula age para devolver dinheiro roubado dos aposentados

Portal Plantão Brasil
8/5/2025 17:02

Após omissão de Bolsonaro, Lula age para devolver dinheiro roubado dos aposentados

0 0 0 0

2248 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, afirmou nesta quinta-feira (8) que o presidente Lula determinou uma apuração implacável contra os responsáveis pelas fraudes que atingiram aposentados e pensionistas do INSS. A orientação do presidente, segundo Queiroz, é clara: proteger os direitos dos mais vulneráveis e punir exemplarmente os culpados. “Lula me disse pessoalmente: ‘vá às últimas consequências e cuide dos nossos aposentados para que ninguém fique no prejuízo’”, relatou o ministro.

As fraudes, herdadas do desmonte institucional promovido pelo governo anterior, envolvem descontos indevidos promovidos por falsas associações que se aproveitaram da fragilidade deliberadamente instalada na estrutura da Previdência. Em resposta, o governo federal anunciou medidas firmes para garantir a devolução dos valores subtraídos dos beneficiários.

Vinícius Marques de Carvalho, ministro da CGU, destacou que o órgão já iniciou os processos de responsabilização administrativa contra entidades suspeitas e servidores envolvidos. “Estamos investigando profundamente e responsabilizando quem precisa ser responsabilizado. Doa a quem doer”, declarou, evidenciando que não haverá blindagem para os responsáveis por este esquema criminoso.

O plano de ressarcimento prevê que as associações apresentem provas de que os descontos foram autorizados. Caso não forneçam documentos assinados pelos aposentados, serão obrigadas a devolver integralmente os valores. O governo também criará um sistema para que os prejudicados se registrem e denunciem irregularidades, com abertura de cadastro prevista para a próxima semana.

As ações mostram o comprometimento do governo Lula com a justiça social, em contraste com a omissão criminosa do governo Bolsonaro, que não apenas ignorou os alertas sobre as fraudes como tentou desmontar estruturas de controle como a Dataprev. A nova gestão, ao contrário, tem como prioridade reparar os danos e fortalecer a proteção social.

O escândalo, agora em fase de correção e punição, revela a gravidade do que foi negligenciado no passado. Lula, com firmeza e compromisso, age para que os aposentados sejam respeitados e que nunca mais sejam vítimas de organizações criminosas amparadas pela conivência de um governo que virou as costas para o povo.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians