635 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, fez duras críticas ao desgoverno de Jair Bolsonaro ao comentar, nesta quinta-feira (8), as fraudes identificadas pelo atual governo no sistema do INSS. Em entrevista no Palácio do Planalto, Messias denunciou uma “engenharia criminosa” montada nos últimos anos do mandato bolsonarista para viabilizar descontos indevidos nas aposentadorias.
Segundo ele, o esquema começou ainda no governo Michel Temer e se intensificou no governo Bolsonaro, com o desmonte deliberado da autarquia, escassez de servidores e enfraquecimento da fiscalização. “Desbaratamos essa fraude, mas não foi simples. Herdamos uma estrutura desmantelada e sem sistemas adequados”, declarou Messias, apontando o caos deixado pelos bolsonaristas.
Messias também rebateu com veemência as fake news espalhadas por Nikolas Ferreira (PL-MG), que tentou culpar o governo Lula pelas fraudes. “Em vez de lacrar nas redes, esse deputado deveria cobrar explicações de quem ele apoiou, por ter desmontado a DataPrev e ignorado denúncias de irregularidades nos descontos”, afirmou.
O ministro da Controladoria-Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, também participou da coletiva e detalhou o plano para restituir os valores indevidamente descontados dos beneficiários desde o governo Temer. Ele destacou que, embora os descontos associativos sejam permitidos por lei desde 1991, foi entre 2019 e 2022 que o volume de fraudes se multiplicou.
Carvalho reforçou que as investigações estão em curso, com apoio da Polícia Federal, e que o objetivo é identificar os responsáveis, recuperar o dinheiro e punir os culpados. O modelo fraudulento só foi interrompido graças à atuação do governo Lula, que determinou o bloqueio de novos descontos e a apuração rigorosa dos casos.
As autoridades reiteraram o compromisso do governo com a verdade, com o combate à corrupção e com a proteção dos aposentados. A narrativa bolsonarista que tenta reverter os fatos é desmentida por dados e por ações concretas do governo atual.
Assista:
Rapaz! Jorge Messias, advogado-geral da União, desmascarou o mentiroso profissional Nikolas Ferreira e mandou o recado: ‘Está muito claro que uma engenharia criminosa foi montada pelo governo anterior [Bolsonaro]. Nós [Governo Lula] desbaratamos essa fraude, mas não foi fácil.… pic.twitter.com/dLhCK3DEIE
— Lázaro Rosa ???? (@lazarorosa25) May 8, 2025