1328 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
Os países que integram o BRICS aprovaram nesta sexta-feira (9), durante reunião no Palácio Itamaraty, em Brasília, um importante Plano de Ação voltado à prevenção de desastres naturais, à adaptação às mudanças climáticas e à promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável com justiça social. A iniciativa marca um avanço na cooperação entre as nações do Sul Global frente aos crescentes impactos ambientais.
O encontro, que reuniu representantes dos 11 países do bloco, foi conduzido pelos ministros brasileiros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e Jader Filho (Cidades). As autoridades discutiram medidas para fortalecer a gestão internacional de riscos e desastres, com foco em infraestrutura resiliente, sistemas de alerta precoce e ampliação das capacidades de resposta dos países.
O ministro Waldez Góes destacou que o momento exige união e compromisso global: “Esse encontro é uma convocação à ação coletiva e solidária”. Já Jader Filho ressaltou o protagonismo brasileiro na construção de políticas preventivas e de mitigação, alinhadas à agenda ambiental e social do governo Lula.
Como parte da programação, os participantes realizaram uma visita técnica ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), referência na coordenação de respostas a emergências climáticas no Brasil. Também foi promovido um workshop temático com especialistas e autoridades internacionais.
Ao final da reunião, o Brasil renovou o convite aos membros do BRICS para participarem da COP30, que ocorrerá em novembro de 2025, em Belém do Pará. A conferência é considerada estratégica para reforçar o papel dos países em desenvolvimento na definição dos rumos da política climática global.
O compromisso firmado no Itamaraty simboliza uma resposta conjunta do BRICS à crise climática, valorizando a cooperação multilateral, a soberania dos povos e o papel central da justiça ambiental no enfrentamento dos desafios do século XXI.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.