1078 visitas - Fonte: PlantãoBrasil
O novo Papa, Leão XIV, foi eleito com impressionante rapidez, liderando todas as votações do conclave desde a primeira rodada. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que também possui cidadania peruana, conquistou o apoio majoritário dos cardeais já na quarta votação, quando recebeu 89 votos e foi escolhido sucessor de Pedro. O processo, que surpreendeu pela agilidade, evidenciou um raro consenso entre diferentes correntes da Igreja.
Prevost obteve apoio significativo já no primeiro dia do conclave, e as conversas no isolamento da Casa Santa Marta reforçaram sua candidatura. Após duas votações na manhã seguinte e o almoço, seu nome foi confirmado como o novo pontífice. Sua escolha uniu alas conservadoras e progressistas do Colégio Cardinalício, sinalizando um perfil de liderança conciliadora.
Amigo pessoal do novo Papa, o cardeal Joseph Tobin relatou que Prevost demonstrou serenidade logo após aceitar a missão, descrevendo o momento como algo “feito sob medida para ele”. Outros cardeais destacaram a humildade e a postura espiritual do novo pontífice, que se impôs mais pelo modo de se comunicar do que por discursos inflamados.
A eleição de um papa com origem nos Estados Unidos, mas com raízes na América Latina, foi vista como quebra de paradigmas e como sinal de abertura da Igreja para uma liderança global mais diversa. “Em menos de 24 horas encontramos unidade. Espero que isso seja um sinal para o mundo”, disse o cardeal Blase Cupich, de Chicago.
O clima no conclave foi descrito como espiritual e místico por vários cardeais. Christophe Pierre, núncio apostólico nos EUA, afirmou que o processo começou com discussões políticas, mas terminou com a clara ação do Espírito Santo. Um sermão inspirador do frade capuchinho Raniero Cantalamessa também teria desempenhado papel importante na decisão.
Com informações do Brasil247
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.